Pular para o conteúdo principal

Estudo do Apocalipse - Parte 1 - Eu Sou o Alfa e o Ômega


O livro do Apocalipse é a obra mais enigmática e codificada da Bíblia Sagrada. Por isso, há inúmeras vertentes de interpretações que, para um leitor inicial do livro, se tornam confusas. Nesta série de artigos, o Apocalipse será abordado versículo por versículo, sempre com a ótica bíblica-racional.

Ler o livro do Apocalipse é uma tarefa fácil, mas interpretá-la já é um pouco mais difícil. Digamos que muito difícil. Concluo isso pela visível complexidade que a obra carrega e também porque, quando eu era criança, os únicos versículos que entendia eram os que falavam da marca da besta. Eu os sabia simplesmente porque este trecho é um dos mais compartilhados e comentados do mundo escatológico.

E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome
— Apocalipse 13:16-17

Como você provavelmente não deve mais ter 8 anos de idade, está na hora de se perguntar o que vem antes desta tal marca da besta. Afinal, ela não é o elemento mais importante do livro. Ele carrega um simbolismo único que revela os últimos anos da Terra. Além disso, seria necessário uma série de fatores para que a marca de alguém fosse posta sobre todas as pessoas. Provavelmente muita lavagem cerebral.

Para isto, o Apocalipse narra a trajetória cronológica de acontecimentos inéditos e que, por incrível que pareça, já estão dando seus sinais na atualidade.

Primeiro, entendamos por quem, para quem e o contexto geral em que foi escrito o livro do Apocalipse.

Revelação de Jesus Cristo

O livro do Apocalipse foi escrito pelo apóstolo João na ilha de Patmos, no mar Egeu. Considera-se que ele estivesse exilado, vítima de um período de perseguição aos cristãos durante o Império Romano. Adela Collins, uma teóloga na Universidade de Notre Dame, escreveu:

A tradição mais primitiva afirma que João foi exilado para Patmos pelas autoridades romanas. Esta tradição é crível por que o exílio era uma punição comum durante o período imperial para diversos tipos de ofensas. Entre elas estavam a prática da magia e da astrologia. A profecia era vista pelos romanos como estando nesta mesma categoria, seja ela pagã, judaica ou cristã. A profecia com implicações políticas, como a expressada no Apocalipse, seria percebida como uma ameaça à ordem e ao poder político romano
— Adela Collins, Verbete Patmos, no Harper's Bible Dictionary

Sabe-se também que João estava exilado pois o Império Romano estava perdendo adeptos ao politeísmo de Roma para o monoteísmo do Cristianismo. Segundo a tradição, por estes mesmos motivos, antes de sofrer o exílio, João foi lançado dentro de um caldeirão de óleo fervente. No entanto, Deus, miraculosamente, preservou sua vida e ele não sofreu nenhum dano. Diante do milagre e em um claro momento de desespero, o imperador decretou que João fosse exilado.

Mesmo que o autor do livro seja João, um apóstolo de Cristo, seu contexto geral e inspiração são completamente divinas. Durante a leitura, teremos várias falas do Senhor Jesus, através da escrita de João. Isto não retira a credibilidade da Escritura, pelo contrário, mostra que a humanidade faz parte dos planos de Deus, principalmente o plano de Salvação.

O livro foi escrito para sete igrejas da Ásia. Por isso, é dito que João teve que codificar grande parte do Apocalipse, pois se algum trecho chegasse nas mãos do Império Romano, seria imediatamente reportado como uma ameaça à Roma. Provavelmente as Escrituras chegaram até o conhecimento do imperador, mas pela sua linguagem codificada, ele deve ter achado que João já estava ficando louco naquela Ilha e não restringiu as cartas.

Apesar de ter sido escrito originalmente para sete igrejas da Ásia, Deus preservou este livro na Bíblia que temos hoje, o que o torna escrito para cada um de nós também. Não creio que o Apocalipse está disponível apenas para a humanidade dar uma “espiada” nas cartas. Elas são um alerta diretamente para eu e você.

Prefácio

O prefácio do livro do Apocalipse inicia com as seguintes palavras:

Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto
— Apocalipse 1:1-2

No primeiro versículo do Apocalipse, é nos deixado bem claro que estamos adentrando em uma revelação do próprio Senhor Jesus Cristo, e não uma escritura com inspiração e achismos humanos. Além disso, é dito que tal revelação serve  para mostrar aos servos de Deus acontecimentos de um tempo próximo. Você já deu uma olhada no que significa a palavra “brevemente”?

Em pouco tempo, em breve; daqui a pouco (tempo); LOGO
— Dicionário Aulete

Bem, se o Senhor Jesus diz que algo está para acontecer “brevemente”, deveríamos acreditar.

O versículo que finaliza o prefácio nos dá mais um entendimento da importância deste livro:

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo
— Apocalipse 1:3

Mais uma vez, somos avisados que o tempo está próximo. Você deveria acreditar nisso. Agora, antes disso, uma bem-aventurança que não foi falada no Sermão da Montanha está presente no último livro da Bíblia. Note que é uma bênção reservada para aqueles que lêem, estudam e guardam consigo as palavras do Apocalipse.

Um detalhe interessante é que a bem-aventurança não é para aqueles que apenas lêem ou ouvem, mas sim que também guardam a Palavra. O maior erro daqueles habituados no meio religioso é ler a Bíblia, ouvi-la na Igreja mas não guardá-la e muito menos praticá-la. Por isso, muitos se frustram por não terem avanço na vida espiritual e o diagnóstico é o mesmo: falta de guardar a Palavra.

Dedicação

Então, João introduz a sua dedicatória para as igrejas da Ásia.

João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém
— Apocalipse 1:4-6

Antes que você se pergunte desesperadamente quem são estes sete espíritos diante do trono de Deus, respire fundo e continue a leitura. Em alguns artigos mais à frente, este simbolismo constante será explicado.

Assim como um documento precisa de uma testemunha superior para ser minimamente validado, os versículos acima deixam claro que a testemunha fiel é o Senhor Jesus. Considerando que Ele é o “primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra”, não poderia existir testemunha superior do que esta, tampouco validação maior do que esta.

As últimas linhas destes versículos citam o amor de Deus para conosco, e nos lembram mais uma vez o Seu Filho derramou o próprio sangue para nos lavar de nossos pecados. Além disso, também nos deu o privilégio de podermos ser “reis e sacerdotes para Deus”. Então, em apenas algumas frases, o Senhor deixa claro que podemos ser livres da prática do pecado e também ser promovidos a servos diretos dAquele que nos libertou e salvou.

O próximo versículo é extremamente poderoso, pois nos dá alguns pequenos (mas relevantes) detalhes da volta do Senhor Jesus.

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém
— Apocalipse 1:7

Sobre a volta de Cristo, temos uma certeza: Ele virá com as nuvens. Além disso, todas as pessoas, sem exceção, O verão (incluído aqueles que O traspassaram, ou seja, aqueles que o crucificaram na Cruz ressuscitarão para vê-Lo voltando).

Uma pergunta que pode ser feita é: por que as tribos (ou seja, povos) da terra se lamentarão sobre Ele? Bem, na verdade, a resposta é bastante sombria. O Senhor Jesus virá como Juiz e os povos referidos neste versículo são todas as pessoas que não viveram uma vida de acordo com a Sua Palavra e que, infelizmente, irão se arrepender apenas quando virem Cristo voltando com as nuvens.

Isto nos leva à uma reflexão pois, pela maneira que João se referiu, muitas pessoas se lamentarão sobre o Senhor Jesus. No período em que estamos, temos a oportunidade de negar o pecado e viver uma vida com Deus, pagando o preço diário de lutar contra si mesmo. Mas afinal, temos feito isto? Ou estaremos entre aqueles que passou a vida ouvindo sobre esses assuntos mas só se arrependerá quando estiver diante do Juiz?

O próximo versículo marca a primeira frase do Senhor Jesus no livro do Apocalipse:

Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso
— Apocalipse 1:8

Alfa e Ômega são a primeira e a última letra do alfabeto grego, linguagem na qual o livro foi escrito. Portanto, em Sua primeira fala no Apocalipse, o Senhor Jesus deixa estabelecido que Ele é o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Último. Em outras palavras: Eu sou o Deus Eterno e Imutável.

Continua...


P.S. Se você gostou deste artigo, considere fazer uma doação. Obrigado pelo seu apoio!

Não esqueça: Inteligência e Fé!

Comentários

Postagens mais visitadas

O Significado Oculto do Show de Madonna no Rio de Janeiro

Um olhar sobre as mensagens distorcidas e o momento simbólico em que o show de Madonna em Copacabana foi feito. Pela primeira vez em 16 anos, Madonna voltou ao Brasil para encerrar a “The Celebration Tour”, sua turnê comemorativa de 40 anos de carreira. Sim, Madonna tem 65 anos. E a pergunta que podemos nos fazer: ela ainda é relevante? Embora muitos possam dizer que a resposta a essa pergunta é “não”, o show dela no Rio de Janeiro teve um público impressionante de 1,6 milhão de pessoas. No entanto, isso realmente significa que Madonna é organicamente relevante? Ou é necessário que ela siga a mesma agenda da elite para permanecer popular? De fato, sua carreira é um exemplo perfeito de uma artista que, durante décadas, promoveu simbolismos ocultos, devassidão e blasfêmia. Em troca, ela recebe a atenção necessária da mídia e o status de “matriarca” de artistas jovens e populares. Eu poderia analisar muitas imagens ou videoclipes simbólicos de Madonna, mas vou apenas lembrá-los de quando

“Fortnight”: Mostrando que a Estrela Taylor Swift é na Verdade uma Escrava MKULTRA

Embora Taylor Swift seja o fenômeno global do momento, seu vídeo “Fortnight” a retrata em uma posição muito inferior: uma escrava monarca de mente controlada. Na verdade, parece que todo o seu novo álbum foi feito sob medida para ser inferior e cansativo, o que gerou críticas massivas. Aqui está uma olhada nesse produto da indústria. Confesso que estou cansado de escrever sobre Taylor Swift. Este é o terceiro artigo só neste ano e espero sinceramente que seja o último. Digo isso não porque a odeio, mas porque tudo ao seu redor é orquestrado com força para fazê-la se destacar. É quase como se determinados eventos midiáticos exagerados fossem marcados e acabassem girando “imprevisivelmente” em torno dela. Claro, há uma boa razão para Swift receber toda a atenção da mídia de massa. E, não, não se trata de ela cantar bem ou ter músicas incríveis. Prova disso é o novo álbum “The Tortured Poets Department”, que está sendo criticado por ser “cansativo” e apropriadamente “torturante”, mas aind

Eu sou o Danizudo?

A pergunta que mais recebo durante todos os 6 anos de canal e blog é se DunaiJunior e Danizudo são a mesma pessoa. Para responder as postagens na Internet e até vídeos no YouTube comparando nossos conteúdos, decidi criar este artigo, além de abordar sobre algo que precisamos conversar. Em primeiro lugar, eu não sou o Danizudo. A comparação entre nossos conteúdos teve força exponencial quando o blog e canal Knowledge is Power  parou de publicar, no início de 2020. Muitos levantaram suspeitas de morte, migração do seu nome original para DunaiJunior ou até sequestro. E, felizmente, nenhuma das suposições é realidade. Meu Contato com Danizudo Caso você more em uma caverna e não saiba quem é Danizudo, pode-se supor que ele foi um dos maiores nomes do conteúdo conspiracionista do Brasil entre os anos de 2013-2017. Seu blog e canal, portanto, foram um dos mais assistidos e acompanhados por um público do qual hoje ele inclui “fundamentalistas cristãos” (mais sobre isso mais tarde). Quando cons